top of page
  • Foto do escritorGut Simon

Trailer | Websérie Semente de Vida

Atualizado: 21 de set. de 2023

Websérie exibida nos canais da Mídia NINJA debate o Brasil LGBTfóbico e propõe alianças progressistas para frear o fundamentalismo religioso


Operador de camera em primeiro plano filma o debate que ocorre entre três pessoas em um segundo plano fora de foco
A produção audiovisual é assinada pela Maranha Filmes, que trabalha com temas relevantes e urgentes para o Brasil em parceria com o terceiro setor e os movimentos sociais.

A convite do livro "Semente de vida - rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos" (Ed. Saber Criativo, 2023), aconteceu no dia 25 de julho na NAVE Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, um encontro inédito para discutir o avanço do discurso anti-LGBTI+ da extrema direita, que cresce sem precedentes no Brasil e no mundo.

O resultado desse encontro será lançado no próximo dia 20/09, quarta-feira, no YouTube da Mídia NINJA, por meio de uma websérie em quatro episódios chamada “Ciclo de Conversas Semente de Vida: alianças progressistas LGBTI+ contra o discurso religioso fundamentalista”. Assista o trailer!



Importantes especialistas em sexualidade e gênero, direitos humanos, política e teologia, protagonizam o debate histórico capturado na série. "Colocar esses dois campos – progressistas e progressistas religiosos – pra conversar e trabalhar juntos é fundamental pra gente conter a proliferação de um discurso político que faz uso da violência como dispositivo aprovado e "abençoado" por Deus", diz Gut Simon, autor do livro Semente de Vida e idealizador da websérie.


O primeiro episódio, "A raiz da violência contra pessoas LGBTI+: família e o discurso religioso fundamentalista", que estreia no dia 20/09, busca entender por que, afinal, o Brasil é uma sociedade LGBTfóbica. Angélica Tostes, Bruna Benevides, Cris Serra, Lucas Bulgarelli e Renan Quinalha observam o impacto do discurso fundamentalista, que relaciona a diversidade sexual e de gênero ao "pecado", na vida de milhares de famílias, e suas implicações políticas, sociais e culturais, para toda a sociedade.


No segundo episódio, "Da rejeição à aceitação: o caminho do amor incondicional em famílias com filhos/as/es LGBTI+", no ar no dia 27/09, Alexya Salvador, Bob L. Botelho, Julio Oliveira, Silvia Kreuz e Murilo Araújo observarem as dinâmicas da relação entre pais, mães e pessoas cuidadoras e suas crianças e jovens LGBTI+ em famílias que encontraram possibilidades justas e amorosas de convivência familiar.


O terceiro episódio, com lançamento em 04/10, chama-se "Um novo sentido de Deus: narrativas e alianças progressistas para frear o fundamentalismo". Ana Carolina Evangelista, Camila Mantovani, Gut Simon, João Moura e Leon Souza observam os desafios de fazer frente aos discursos de uma extrema direita bem articulada e bem financiada, além da necessidade de construir narrativas que dialoguem com a perspectiva da fé, baseadas em uma produção teológica séria, ética, decolonial e ecumênica.


O quarto e último episódio da série, que irá ao ar próximo ao Dia das Crianças em 11/10, aborda o debate mais silenciado de todos os tempos. "Infâncias LGBTI+ e a tentativa de apagá-las: o mito da ideologia de gênero na extrema direita" trata das infâncias que não se enquadram na norma heterossexual e cisgênera e os mecanismos de controle dos corpos e das subjetividades.


cerca de 30 pessoas posam para fotografia com sorrisos no rosto
Ativistas do campo progressista e progressista religioso se encontram no “Ciclo de Conversas Semente de Vida”, realizado em julho de 2023 na NAVE Coletiva da Mídia NINJA.

"Nosso objetivo com essa websérie é reconhecer que o discurso religioso pode ser veneno ou medicina, chave de exclusão ou inclusão. Se queremos frear o fundamentalismo religioso e construir uma sociedade de acolhimento, justiça e democracia, precisamos fortalecer as alianças com o campo progressista religioso e sua vocação de anunciar um outro Evangelho. Não o da morte e da condenação, mas o da vida e da reconciliação", afirma Gut Simon.


A produção audiovisual é assinada pela Maranha Filmes, que trabalha com temas relevantes e urgentes para o Brasil em parceria com o terceiro setor e os movimentos sociais.


Gut Simon é comunicador social e estrategista de advocacy. Bissexual, homem cisgênero e cristão, é idealizador e coautor do livro "Semente de Vida", sobre família, fé e diversidade.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page