top of page
  • Foto do escritorGut Simon

Livro do ano no maior prêmio LGBT do país!

Atualizado: 5 de jan.

Semente de Vida é o grande vencedor do Prêmio Cidadania LGBT 2023 na categoria literatura não ficção.

Bob Luiz Botelho e Gut Simon recebem o prêmio em mãos durante a 22a edição do Prêmio Cidadania LGBT

Somos orgulhosamente vencedores da 22a edição do Prêmio Cidadania LGBT, organizado, com empenho e carinho, a mais de duas décadas pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP)


Em nome de toda a equipe do livro, quero agradecer a você que votou, apoiou, vibrou e contribuiu para que essa obra ganhasse este importante reconhecimento. 


Confira o momento onde Gut Simon, idealizador e coautor do livro, e Bob Luiz Botelho, coautor e coordenador teológico da obra, receberam o prêmio das mãos de Laura Bacellar, Renan Quinalha, Linn da Quebrada e Carmo Dalla Vecchia



Por que este prêmio importa?


A premiação inédita, no dia 02 de dezembro de 2023, a um livro sobre fundamentalismo religioso, famílias e sociedade diz muito sobre o momento atual da comunidade LGBTI+. Assim como o prêmio, entregue nessa mesma noite, ao Pastor Henrique Vieira na categoria "pessoa aliada" e das apresentações arrebatadoras durante a premiação das maravilhosas Ella, As Bee e Bia Ferreira e sua Igreja Lesbiteriana, que de alguma forma abraçam a dimensão da fé em suas obras. 


O campo progressista religioso LGBTI+, que sempre habitou um "entre lugar", entrou pela primeira vez no sábado, no auditório da maior premiação LGBTI+ do país. 


Sempre existiu uma aversão da comunidade LGBTI+ ao debate religioso, uma vez que o cristianismo nos foi apresentado historicamente pelo ódio contra nossos corpos. A circunstância atual de uma cruzada anti-LGBTI+ nas casas legislativas e púlpitos espalhados pelo país, exige novas leituras e alianças.


É urgente compreender que somos um país com 86% de lares cristãos. E que existem outras experiências de fé que podem ajudar nessa disputa. São vozes corajosas que ecoam um cristianismo afirmativo comprometido com a justiça social e a diversidade humana.


Se a palavra da noite foi "inclusão" – que simboliza também o importante trabalho da APOLGBT-SP por décadas – vimos no último sábado o reconhecimento de um ativismo feito por identidades LGBTI+ e cristãs, que provam ser possível a reconciliação da fé com a sexualidade. 


Há tanto a aprender com a vasta produção teológica queer, negra e feminista. Vidas LGBTI+ poderão ser protegidas se apoiarmos os esforços de reimaginação de um Deus que celebra a diversidade e impulsiona famílias a encontrarem um caminho de amor incondicional. 


Somente juntos conseguiremos espalhar sementes de vida para que floresça uma sociedade de justiça, direitos e democracia.


Gut Simon é comunicador social e estrategista de advocacy. Bissexual, homem cisgênero e cristão, é idealizador e coautor do livro "Semente de Vida", sobre família, fé e diversidade.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page