top of page
  • Foto do escritorGut Simon

[Ep.4] Alianças anti-fundamentalismo

Por que o campo defensor dos direitos humanos deveria disputar o sentido de Deus em defesa da diversidade e da dignidade humana?

Ana Carolina Evangelista, Leon Souza, Gut Simon, João Moura e Camila Mantovani participam do quarto episódio da websérie "Ciclo de Conversas Semente de Vida"

No 4º episódio da série "Ciclo de Conversas Semente de Vida: alianças progressistas LGBTI+ contra o discurso religioso fundamentalista", Ana Carolina Evangelista, Camila Mantovani, Gut Simon, João Moura e Leon Souza observam a falta de letramento religioso do campo progressista e a necessidade de construir pontes de diálogo com as camadas mais religiosas da população, que permeiem a perspectiva da fé e uma produção teológica ética, decolonial e ecumênica.


O diálogo "Um novo sentido de Deus: narrativas e alianças progressistas para frear o fundamentalismo" aponta para os desafios do enfrentamento ao projeto político fundamentalista religioso anti-LGBTI+ da extrema direita e a urgência da aproximação entre os campos progressista e progressista religioso para conter sua popularização. Assista clicando no vídeo abaixo:



Sobre as pessoas debatedoras:


Camila Mantovani | Cientista Social, bissexual, atua a quase uma década na agenda de diversidade sexual e justiça de gênero com as igrejas. Integra o Novas Narrativas Evangélicas, uma comunidade-plataforma de reconhecimento e afirmação da pluralidade evangélica.


Gut Simon | Comunicador social e estrategista de mobilização e advocacy. Bissexual, homem cisgênero e cristão, é idealizador e coautor do livro "Semente de Vida: rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos" e também curador do "Ciclo de Conversas Semente de Vida".


João Moura | Teólogo, pesquisador em religião, neoliberalismo e direito. Coordenador-Geral na Assessoria Especial de Educação e Cultura no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. É co-organizador do livro "Jesus e os Direitos Humanos", iniciativa do Instituto Vladimir Herzog


Leon Souza | Diretor de Campanhas na Casa Galileia, organização que promove democracia, justiça ambiental e engajamento sociopolítico entre o público cristão. Mestrando em Antropologia Social, foi assessor da Cáritas Brasileira e também coordenador da Rede Eclesial Pan-Amazônica.


Ana Carolina Evangelista (mediação) | Cientista Política, dedica-se a pesquisas sobre o papel de grupos religiosos na política. É Diretora Executiva do Instituto de Estudos da Religião – ISER, organização da sociedade civil que promove pesquisas e articulação nos temas religião, direitos humanos e Estado laico.


Sobre a websérie:

A convite do livro Semente de Vida, aconteceu na NAVE Coletiva da Mídia NINJA um encontro inédito com ativistas LGBTI+ e especialistas em sexualidade e gênero, direitos humanos, política e teologia. Entre os dias 20/09/23 e 11/10/23, sempre às quartas-feiras, você confere na íntegra os quatro diálogos que marcaram esse encontro.


Apoio Institucional:

Casa Galiléia, CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), Editora Saber Criativo, Evangélicxs pela Diversidade, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), ISER (Instituto de Estudos da Religião), Mães pela Diversidade, Maranha Filmes, Mídia NINJA, Mulheres EIG, NAVE Coletiva, Novas Narrativas Evangélicas, Planeta Foda, Rede Nacional de Grupo Católicos LGBT e Revista Senso.


🎥 Produção Audiovisual: Maranha Filmes


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page