top of page
  • Foto do escritorGut Simon

[Ep.2] Famílias: da rejeição à aceitação

Atualizado: 5 de out. de 2023

Qual o caminho que as famílias podem percorrer para encontrar o alívio de amar de forma incondicional seus filhos/as/es LGBTI+?

Bob L. Botelho, Murilo Araújo, Alexya Salvador, Julio Oliveira e Silvia Kreuz participam do segundo episódio da websérie "Ciclo de Conversas Semente de Vida"

No 2º episódio da série "Ciclo de Conversas Semente de Vida: alianças progressistas LGBTI+ contra o discurso religioso fundamentalista", Alexya Salvador, Bob L. Botelho, Julio Oliveira, Silvia Kreuz e Murilo Araújo observarem as dinâmicas da relação entre pais, mães e pessoas cuidadoras e suas crianças e jovens LGBTI+ em famílias que encontraram possibilidades justas e amorosas de convivência familiar.


O diálogo "Da rejeição à aceitação: o caminho do amor incondicional em famílias com filhos/as/es LGBTI+" apresenta relatos que nos ajudam a compreender como o discurso fundamentalista atravessa o debate das diversidades sexuais e de gênero e impõe obstáculos para a aceitação nas famílias e na sociedade. Assista clicando no vídeo abaixo:



Sobre as pessoas debatedoras:


Alexya Salvador | Pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana, foi a primeira reverenda travesti da América Latina. É mãe e também foi a primeira travesti a concluir um processo de adoção no Brasil, em 2015. É co-fundadora da Evangélicas pela Igualdade de Gênero. Foi ainda vice-presidente da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) por dois mandatos.


Bob L. Botelho | Reverendo da Iglesia Antigua de las Américas, cofundador do Evangélicxs pela Diversidade, foi o líder mais jovem da coalizão da Assembleia Geral da OEA em 2019, e atualmente é membro da ONU para assuntos relacionados à religião. É um dos autores do livro Semente de Vida.


Julio Oliveira | Teólogo pelo Seminário Batista do Rio de Janeiro, com mais de 40 anos de experiência como pastor. Nos últimos 15 anos dedica-se ao trabalho de acolhimento, cuidado e proteção às pessoas LGBTI+ em territórios vulneráveis da cidade São Gonçalo, no Rio de Janeiro.


Silvia Kreuz | Catequista e importante liderança católica em Curitiba, é fundadora do grupo Mães de Amor Incondicional (MAMI), coletivo que oferece apoio a mães e pais cristãos com filhos LGBTI+. É sexóloga e consultora no tema de gênero, diversidade e religião.


Murilo Araújo (mediação) | Jornalista, é criador do canal Muro Pequeno, onde constrói discussões abertas e didáticas principalmente conectadas com as vivências das pessoas LGBT e negras. É mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa, com pesquisa sobre gênero, sexualidade e religiosidades no Brasil.


Sobre a websérie:

A convite do livro Semente de Vida, aconteceu na NAVE Coletiva da Mídia NINJA um encontro inédito com ativistas LGBTI+ e especialistas em sexualidade e gênero, direitos humanos, política e teologia. Entre os dias 20/09 e 11/10, sempre às quartas-feiras, você confere na íntegra os quatro diálogos que marcaram esse encontro.


Apoio Institucional:

Casa Galiléia, CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), Editora Saber Criativo, Evangélicxs pela Diversidade, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), ISER (Instituto de Estudos da Religião), Mães pela Diversidade, Maranha Filmes, Mídia NINJA, Mulheres EIG, NAVE Coletiva, Novas Narrativas Evangélicas, Planeta Foda, Rede Nacional de Grupo Católicos LGBT e Revista Senso.


🎥 Produção Audiovisual: Maranha Filmes

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page