top of page
  • Foto do escritorGut Simon

[Ep.1] A raiz da violência LGBTI+

Atualizado: 5 de out. de 2023

Por que, afinal, o Brasil é uma sociedade LGBTfóbica? Qual o papel da família e do discurso fundamentalista no ciclo de exclusão e violência às pessoas LGBTI+?

Angélica Tostes, Bruna Benevides, Cris Serra, Lucas Bulgarelli e Renan Quinalha participam do primeiro episódio da websérie "Ciclo de Conversas Semente de Vida"

No primeiro episódio da série "Ciclo de Conversas Semente de Vida: alianças progressistas LGBTI+ contra o discurso religioso fundamentalista", Angélica Tostes, Bruna Benevides, Cris Serra, Lucas Bulgarelli e Renan Quinalha observam o impacto do discurso fundamentalista religioso na vida de milhares de famílias, e suas implicações políticas, sociais e culturais, para toda a sociedade. Assista clicando no vídeo abaixo:



Sobre as pessoas debatedoras:


Angélica Tostes | Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é coordenadora da pesquisa “Evangélicos, Política e Trabalho de Base” no Instituto Tricontinental. Se dedica às áreas de diálogo inter-religioso, múltipla pertença religiosa, teologias feministas e queer e evangélicos na política brasileira.


Bruna Benevides | Travesti, pesquisadora, feminista, militar da Marinha do Brasil e secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais - Antra. É autora da pesquisa "Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras", publicados anualmente desde 2017 e Coordenadora adjunta da clínica jurídica LGBTQIA da UFF. Presidenta do GDN e do conselho municipal LGBTQIA + de Niterói.


Cris Serra | É psicóloga e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, com pesquisa sobre gênero e religião, atualmente com foco nos movimentos feministas cristãs e cristaos LGBTQIA+ no Brasil. É autora de “Vivemos para comungar, os grupos de católicos LGBT brasileiros e suas estratégias de permanência na igreja”. Fez parte da coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT e da coordenação da Global Network of Rainbow Catholics.


Lucas Bulgarelli | Lucas Bulgarelli é Diretor-executivo do Instituto Matizes. Bacharel em Direito (USP), Mestre (USP) e Doutorando (USP) em Antropologia Social. Pesquisador do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS-USP). Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB/SP).


Renan Quinalha | Professor de Direito e Coordenador Adjunto do Núcleo Trans na Unifesp. É autor dos livros “Contra a moral e os bons costumes” (2021) e “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” (2022) e “Novas Fronteiras das Histórias LGBTI+ no Brasil” (2023). Também é presidente do grupo de trabalho do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania para a reparação histórica à população LGBTI+.


Sobre a websérie:

A convite do livro Semente de Vida, aconteceu na NAVE Coletiva da Mídia NINJA um encontro inédito com ativistas LGBTI+ e especialistas em sexualidade e gênero, direitos humanos, política e teologia. Entre os dias 20/09 e 11/10, sempre às quartas-feiras, você confere na íntegra os quatro diálogos que marcaram esse encontro.


Apoio Institucional:

Casa Galiléia, CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), Editora Saber Criativo, Evangélicxs pela Diversidade, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), ISER (Instituto de Estudos da Religião), Mães pela Diversidade, Maranha Filmes, Mídia NINJA, Mulheres EIG, NAVE Coletiva, Novas Narrativas Evangélicas, Planeta Foda, Rede Nacional de Grupo Católicos LGBT e Revista Senso.


🎥 Produção Audiovisual: Maranha Filmes

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page